quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Emagrecendo bebendo água...

Anote a fórmula: H2O por 21 dias = – 5 quilos. Essa é uma das mais novas descobertas da ciência para quem quer perder peso sem fazer grandes sacrifícios alimentares. A dieta da água merece um brinde!
Shâmia Salem
Quatro em cada dez brasileiros estão acima do peso, segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), e cinco fazem regime. A conta soa estranha, mas comprova que até quem está em paz com a balança adota uma dieta em algum momento da vida.
Diante dessa preocupação, várias pesquisas buscam soluções que levem à conquista de um corpo magro e saudável. E um estudo está chamando a atenção: ele mostra que a água pode promover o emagrecimento.
Estudiosos do departamento de nutrição humana, alimentos e exercícios da Universidade Virginia Tech, nos Estados Unidos, acompanharam durante três meses 48 adultos divididos em dois grupos. Em ambos, a dieta adotada foi de baixas calorias, mas em apenas um deles as pessoas tomaram meio litro de água antes do café da manhã, do almoço e do jantar.
“A perda de peso foi, em média, 2 quilos maior entre os que beberam mais líquido. Uma das hipóteses está no menor espaço deixado no estômago para a comida”, conta a endocrinologista Thalita Bittar, do Rio de Janeiro.

Você é e será sempre aquilo que você come...

Não, não é força de expressão. Absolutamente tudo que você consome influencia sua saúde e aparência. Se a alimentação não anda lá muito equilibrada, vale repensar agora o cardápio diário. Sempre é tempo de mudar os hábitos para viver mais e melhor


Dos 100 trilhões de células que formam nosso corpo, 50 milhões se renovam diariamente e cada uma delas exige suprimento constante para funcionar com perfeição. A alimentação é peça-chave nessa engrenagem. Se nutridas corretamente, as células mantêm o corpo a todo vapor. “No entanto, ingerir em excesso açúcar, gordura e produtos ricos em corantes e conservantes leva ao acúmulo de toxinas, o que prejudica o organismo e causa doenças como diabetes e obesidade”, afirma a nutricionista Lara Natacci, de São Paulo

Regras básicas


Para nossa sorte, não é preciso transformar o prazer de comer em tortura para se nutrir bem. Em geral, basta consumir diariamente o seguinte: de três a quatro porções de frutas e vegetais; uma de leguminosas; até duas de proteínas magras; quatro ou cinco de carboidratos (de preferência na versão integral); e no máximo uma de gordura saudável. “Cada porção equivale ao tamanho de uma mão fechada – ou aberta se o alimento for volumoso”, esclarece Lara Natacci. Nas refeições, varie os alimentos para que o prato fique o mais colorido possível e você garanta a ingestão de mais vitaminas e minerais. Só para ter uma ideia, os alimentos vermelhos, amarelos e laranjas são ricos em vitamina A e do complexo B; os verdes, em C e E; os brancos, em D; e os roxos, em K. Evite dietas restritivas, que alteram o metabolismo, fazendo o corpo diminuir o gasto energético para se adaptar à menor oferta de comida. Além disso, quem só se preocupa em contar calorias pode acabar comendo mal e colocando a saúde em risco. “A pessoa até vê o corpo mais magro no espelho, mas nota que o cabelo e a pele estão sem viço. Gripes e outras doenças também se tornam constantes”, completa Ruth Clapauch, vicepresidente do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), no Rio de Janeiro

Controle necessário

O sal é um bom exemplo disso: abusar dele no jantar é suficiente para nos fazer acordar no dia seguinte inchadas. “A médio prazo, esse mau hábito causa hipertensão e favorece a eliminação de cálcio pela urina – o que, mais tarde, pode resultar em cálculo renal”, diz a nutricionista Flávia Bulgarelli, de São Paulo. Mas a solução não é cortar o tempero da sua vida. Afinal, sal contém cloro, iodo e sódio, que evitam o acúmulo de gordura e melhoram a digestão, além de auxiliar as células a absorver os nutrientes e equilibrar os níveis de fluidos corporais. “Limite o consumo de sal a 6 gramas por dia. Na prática, use 1 colher (chá) rasa no preparo da comida e verifique no rótulo dos pratos prontos se o produto traz, no máximo, 80 miligramas de sal a cada 100 gramas do alimento.”

Outras funções da água:
- Veículo de transporte de nutrientes para as células;
- Transportadora de produtos indesejáveis que são eliminados pelos rins;
- Regular a temperatura corporal;
- Previne a celulite e deixa a pele mais bonita. É fundamental a ingestão da água para manter o tônus da pele, evita o aspecto murcho e as olheiras.
Se a pessoa não tem boa hidratação podem ocorrer diversas complicações, como por exemplo: intestino preso, celulite, problemas renais, pele e cabelos ressecados e desidratados.
Como você pode ver a água além de ser essencial para o seu organismo, ela também pode colaborar com a redução de peso, por isso procure beber diariamente cerca de dois litros.
Confira a seguir dicas para aumentar a ingestão da água:
- Entenda o bem que a água pode fazer a você e obrigue-se a tomar água;
- Deixe sempre uma garrafinha na mesa do escritório, na sala de aula, no carro, etc;
- Se você tem o hábito de beber durante as refeições, opte pela água, apenas não extrapole na quantidade para que não prejudique o processo de digestão;
- Observe sempre a cor da urina, quanto mais escura e concentrada, maior a necessidade de se tomar água;
- Não espere sentir sede, pois isso já indica que você está desidratando.

Lição de casa...


Para tirar a prova de que está no caminho certo, faça um diário alimentar: anote tudo o que comeu, o que estava fazendo naquele momento e o que sentiu. Mas tudo mesmo, inclusive a mordida no sanduíche da amiga ou a colherada na papinha do filho. “Assim você identifica os erros, define objetivos e aprende a fazer boas escolhas. E isso é essencial, já que grande parte do consumo de alimentos não saudáveis é uma reação descuidada e pouco tem a ver com a fome”, diz a nutricionista Gillian McKeith, autora de A Dieta Definitiva – Você É o Que Você Come (Ed. Alegro). Depois de uma semana, leia o diário e faça os ajustes para esbanjar saúde, energia e beleza em todas as fases da vida. Fonte: coisasdemulher.tv

Nenhum comentário:

Postar um comentário